segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Barcelona

Banquinho no Parc Güell.


Este vai ser o primeiro post do tópico viagens. E se Deus quiser serão muitos! Não quero conhecer o mundo como a Roberta, mas sim o melhor do mundo! E nada como "começar pelo começo", com a cidade mais linda desse planeta azul, na minha opinião. Não conheço tantas cidades assim, e apesar de Paris ser romântica, e Nova York te tirar o fôlego, Barcelona pra mim é "La Crème de la Crème".

(Um parênteses - demorei 3 dias pra conseguir fazer esse post, então leiam tudo pois ele é longo mesmo.)


A primeira vez que fui, foi numa aventura de mochilão, com minha linda irmã, em outubro de 2007, e passamos exatamente 2 dias e meio na cidade Gaudí. Uma aventura mesmo, pois o vôo de ida tinha sido cancelado, e recebemos um "upgrade" para a KLM - estávamos na antiga BRA, sem comentários - e chegaríamos direto em Barcelona dia 08.10.07 às 14:30. Enfim, o começo de uma viagem de 20 dias pelo Velho Mundo. Nosso albergue era bem localizado, ficamos no Backpackers BCN, na Deputació com a Passeig de Grácia. Recomendo super. Bem tranquilo, pequeno, um albergue familiar e preço ótimo. Pegamos um quarto com mais outras 2 pessoas, e de verdade, não tem o que se preocupar! É assim que você conhece gente nova.

O lindo de Barcelona são as ruas largas, a arquitetura antiga, um pouco da boemia européia, sim, futebol e lógico, Gaudí. Se você for pra lá, tem que ler sobre esse arquiteto maluco senão, Barça não vai ter o mesmo deslumbre. Ah e não se esqueça de levar isso aqui, é indispensável! Para viagens solo, um bom guia realmente é necessário. Nada de fazer economias bobas, vá até a livraria, pesquise um que tenha boa linguagem, mapas e pronto.

Da segunda vez que fui, ano passado, fui de Lua de Mel. Tive que encaixa-la no nosso roteiro. Estava desesperada pra voltar pra lá. E não queria passar correndo, dessa vez, ficamos 5 dias. E acredite, ainda fiquei sem coisas pra ver. Fica pra terceira! Dessa vez ficamos no Medium Confort Hotel. Também ótima localização - um pouco chato pra chegar a pé, mas depois que você se localiza, tudo fica fácil. Café da manhã excelente, quarto excelente, banheiro excelente, tudo ótimo e preço bom. Ele fica na Travessera de Gràcia, perto da praça da Av. Diagonal.

Catalão

Casa Battló, 2007.

No terraço da Battló, 2007.

 Essa porta continnha muitos mistérios... Casa Battló, 2007

 Um pouco da cultura de lá

Lá, idioma oficial é o Catalão, mas a maioria fala espanhol e você se vira no inglês tranquilamente ou no portunhol. Só não vá fazer que nem eu e pedir "un café para viage" e o moço pergunta "se quieres dentro de una maleta" hahahahahahha, lá é "para llevar".

Falando em café, tem vários Starbucks espalhados pela cidade. E eles têm o melhor Waffle do mundo. Ponto obrigatório qualquer hora que sentir um friozinho ou no calor tomar um Frapuccino.


O que é imperdível.

Agora que já falamos de hospedagem, vamos falar de passeios.
Como já disse anteriormente Gaudí é o principal.
Você não pode deixar de:

Em 2025 eles terminam... Sagrada Família, 2009.
Sagrada Família, janela, 2007.

Sagrada Família, 2009.
 - Ir na Sagrada Família, a maior Igreja de todos os tempos, ainda inacabada;
Tem muita fila para entrar, mas vale a pena. Não sei como está hoje - não entrei da segunda vez - mas quando fui com minha irmã, o sítio da obra é bem dentro dela e tinha nada mais do que tapumes. É imperdível as fachadas vistas de pertinho, a porta com inscrições da Bíblia, as esculturas com versículos inscritos, e so 3 euros que se paga para subir, até o topo de elevador - mais filas - vale cada centavo pois a vista é espetacular. E depois de 2 anos consegue-se notar as diferenças! Eles pretendem terminar em 2025. Eu vou estar com huuuum, 43 anos mas estarei lá! 

Casa Millá, 2007

Casa Millá, 2009 em P&B do ônibus turístico

Terraço da Millá, 2007
- Visitar a Casa Batlló (leia-se Balhó) e a Casa Milà;
Entrei nas duas, mas a que me tirou o fôlego foi a primeira. Ela é ma-ra-vi-lho-sa. É cara pra caramba - acho que paguei 16 euros por pessoa eu e my sis - mas por dentro os acabamentos em mosaico, o jogo de luz natural, você fica de queixo caído. A Pedrera - Casa Milà - é mais bonita por fora do que por dentro. Por dentro é um antido apartamento, e a diferença entre as 2, é que na primeira o apartamento foi feito por Gaudí também, não só a fachada. Tire muitas fotos, zilhões de fotos porque cada detalhe é diferente!

Parc Guell, 2009.

Parc Guell, banquinhos, 2009.
- Passar a tarde no Parc Güell admirando a vista da cidade;
É difícil comparar os outros monumentos com esse parque. Enquanto aqui em Campinas temos a Lagoa do Taquaral, lá eles têm... o Parc Güell. Leve água pois tudo lá é caro, e fique o tempo que quiser, vá mais de uma vez pois é de graça! E é lindo. Cheio de esculturas de pedra, mosaicos. Outro passeio de ficar maravilhado.

Na 1a vez que fui, fiz tudo isso a pé. Na 2a, pegamos aquele Bus Turístic e vale muito a pena, pois você tem audio guides em português que conta sobre a história da cidade, e te leva a todos os principais pontos turísticos onde você pode subir e descer do busão quantas vezes quiser por 1 ou 2 dias. Lembre-se de levar um agasalho se for na época mais de outono porque a parte de cima do ônibus esfria muito por causa do vento!

No ônibus turístico, 2009.

Praça escondida na Las Ramblas, 2009.

Las Ramblas del Mar, 2009.

Watching the sunset at Ramblas del mar, 2009

Pelos arredores.

Barcelona tem muita coisa bonita pra ver, desde parques - fora o Güell, tem o Parc de la Ciutadella que não conheci - museus - Museu Nancional da Arte Catalã, Museu Picasso, e o centro histórico antigo, Barri Gòtic, Las Ramblas, Plaza de Catalunya enfim, inúmeras possibilidades.

Um dos passeios surpreendentes dentro dos museus foi o Museu de Cera. Não é nenhum Madamme Tousseaut mas é muito legal! Depois de um dia cansativo, foi ótimo pra distrair. Ainda bem que não tinha visto o episódio de Supernatural que se passa em um museu de cera, senão não teria ido de jeito nenhum!

Andar pela Rambla Del Mar e ver o por do sol também é um passeio de dar inveja - e muito romântico :P



Barri Gòtic é maravilhoso, você pode andar por lá e ver a Catedral da Santa Eulália que pra mim é a igreja mais linda que existe, a Catedral de Santa Maria del Pi entre outras. Admirar as ruas antigas, e as construções sendo restauradas. Ver o Palácio de Música Catalã que é lindo por fora - as duas vezes tentei entrar, mas não deu. Custa 9 euros e não pode tirar foto! 

Outro jeito de passar o tempo é fazendo o melhor... compras! Lá tem a rede El Corte Inglès que tem de tudo e o prédio principal fica na Plaza de Catalunya. Tem um andar só de brinquedos, onde compramos nosso quebra cabeça de 4000 peças. Também recomendo a Sephora pra maquiagem e a H&M e Sphera pra roupas - não são caras e são muito modernas. Também sugiro trazer de souvenirs porta copos, copinhos, e alguns enfeites para a casa. Nas Las Ramblas tem muita coisa mas fuce nos arredores pra achar mais barato. Fiquei louca por aqueles waffles starbucks e comprei alguns semelhantes em uma loja de chás. Recomendo Chá de Vanilla é maravilhoso.

Placa da rua do nosso hotel.

George Clooney na Passeig de Gracia, 2009.
Sentada na Plaza Diagonal, esperando o Bus, 2009.
Também tem outro lado, Montjuic que também não conheci. A parte Olímpica e o Port Vell onde tem um shopping, um complexo de cinema - lá todos os filmes são dublados em espanhol - e um aquário gigante. Eu não sou muito fã de peixes mas, fui pelo meu marido - concessões! Pelo lado do porto também, você anda bastante até chegar a praia. Quando fui com minha irmã, não conseguimos acha-la, e dessa vez, fui a noite, mas molhei minhas mãos no mar mediterrâneo!

À noite, as Las Ramblas tem muitos barzinhos, e os arredores da Passeig de Gràcia é muito gostoso de se passear. A gente sempre comia um sanduíche aqui, um lanchinho ali. Aliás, comida é muito barata em Barcelona. Você come muito bem, pratos bem servidos e não tão caros quanto Itália. Comemos uma paella de dar inveja e pagamos 27 euros.

Espero ter empolgado quem ainda não foi, e dado mais saudades em quem já conhece.
Barcelona vale muito a pena!

Indico este site http://www.barcelonaturisme.com/ para obterem mais iformações da cidade. Muito bom!

Qualquer dúvida é só postarem!

Beijos

6 comentários:

  1. Amei seu post! Realmente quero conhecer o mundo, os melhores lugares e os não tão bom assim! O Bispo está com vc, ele disse que quando eu for para os melhores lugares ele me acompanha! hehehehehe Vou indicar o seu blog para uma amiga que vem para Europa e quer passar 2 dias em cada cidade, louca né! Saudades Li, bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga eu conheci um argentino q fez isso... imagina, 2 dias em Paris? No way!
    Pode recomendar, adooooro!
    Bjus e saudades

    ResponderExcluir
  3. Paris dois dias é melhor nem ir, para ficar passando vontade! pelo amor!! heheheheheh aos poucos estou convencendo meus amigos de ficar mais dias em casa lugar, pelo menos 3 , dois inteiros.
    beijos li, saudades

    ResponderExcluir
  4. Liiv, que delicia!! Amei os detalhes..e apesar de eu estar morrendo de sono e o post ser loooonnngoooo(!) eu não aguentei e quis ler até o final!! Que tudo, como leio imaginando td (rss)foi como eu estivesse lá! =D
    Parabéns lindona!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Livia.... Seu post tá ótimo. Bem completinho. Vou usar muitas informações daqui, pode ter certeza. Só espero conseguir chegar em Barcelona. Que o vulcão se acalme.....
    Um beijo, Raquel

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!
    Muitíssimo obrigada pelas informações! Acho que vou te contratar de guia turística... rs
    Bjus!

    ResponderExcluir