sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O cupcake de chocolate perfeito



Buenos dias! Hola para los lectores! =)

Faz quase uma semana que voltei de viagem e só agora consegui deixar tudo aqui em casa em ordem! Ok, com feriado no meio da semana e ainda um monte de roupa pra passar, consegui só hoje um tempinho para dar um pulo no blog!
E gente, como passou o tempo! Só mais 2 meses e fim de 2011! oO. Isso me assusta um pouco... passa tudo muito rápido! =S

A viagem foi ótima, rica em passeios, muita andança, com direito a cineminha e muita comida! Depois vou fazer um post somente de Buenos Aires. 

Mas hoje eu venho passar pra vocês a receita do cupcake de chocolate perfeito! Muito fácil de fazer, do livro da Santa Martha e o sabor é ma-ra-vi-lho-so. Vai com diversas coberturas e eu fiz de Buttercream Limão e Brigadeiro com cereja!
Vamos lá?

Ótimo fim de semana para todos!

Cupcake de chocolate perfeito

Ingredientes:

Massa
1 1/2 xíc. (210g) de farinha de trigo especial
3/4 xíc. (75g) de cacau em pó alcalinizado (ele é mais forte que o comum, existe da Mavalerio)
1 1/2 xíc (270g) de açúcar cristal orgânico
1 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
3/4 de c. chá de fermento em pó
3/4 de c. chá de sal
2 ovos grandes
3/4 xíc. (180ml) de buttermilk
3 c. sopa (45ml) de óleo vegetal (usei de milho, mas pode ser de canola etc)
1 c. chá de extrato natural de baunilha
3/4 xíc. (180ml) de água morna

Cobertura

Método:

- Pré aqueça o forno em 180°C. Coloque 18 forminhas de papel em 2 assadeiras para muffin (considerando as assadeiras com 12 cavidades! ;D)

1. Aqui é o mais fácil. Vai tudo numa tigela só! =) Na velocidade média da batedeira, misture os secos: farinha, cacau em pó, açúcar, bicarbonato, fermento e o sal. Reduza a velocidade para mínima. Acrescente os ovos, buttermilk, óleo, extrato e a água e bata até bem combinado, raspando as laterais da tigela se necessário. A mistura fica BEM líquida. Tranferi para uma leiteirinha (ou uma jarra pequena, o que você tiver com um bico) e dividi nas forminhas. O agente de reação aqui é o buttermilk + bicarbonato então ele não cresce absurdamente, e fica bem, bem úmido. Pode encher um tico mais as forminhas se quiser. Eu deixei um dedinho sem. Asse por 20 minutos, rodando as assadeiras na metade do tempo, até que o centro dele esteja cozido e o palito de teste saia limpo. Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente.
2. Para cobrir, use a cobertura de sua preferência com o auxílio de um saco de confeitar e voilá!

Rend. 18 cupcakes - fiz metade da receita acima, usei uma forminha menor e rendeu 12. Os cupcakes podem ser guardados do dia pra noite em recipiente herméticos (temp. ambiente) ou congelados até 2 meses.

4 comentários:

  1. E como vc faz o buttermilk Li??? A cara desses cups é de que eles estão incríveis!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Putz Tathy esqueci o link deeeer! Já mudo! Tks!
    Beijocas e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda,nosso encontro foi demais,amei te conhecer!Beijinhos e até a próxima!Ah seu blog é demais,estarei sempre por aqui pra ver as delicias!

    ResponderExcluir