sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma torta para viagem

Mundo das Tribos

Entre outras coisas que nós mulheres (marido hello?) temos que lidar na hora de sair pra viajar - mala, check list, zerar as roupas pra lavar, passar etc - tem também o "esvaziar a geladeira". E essa torta é uma beleza pois é aquela torta que você vai fazer com o que tiver sobrando - pra não jogar tudo fora! Fiz no começo da semana e foi nosso lanchinho da noite. Nutritivo, saudável e super fácil.



Com essa receitinha deixo besitos pra vocês... saindo de férias para Buenos Aires, volto daqui a 10 dias com muitas fotinhos e histórias da terra de nuestros hermanos!

Uma torta para viagem

Ingredientes:

Massa
3/4 de xícara (180ml) de óleo - usei de soja
3 ovos grandes, orgâncicos
3 xíc. (720ml) de leite
1/2 xíc. de queijo parmesão ralado fresco
2 xíc. (280g) de farinha de trigo
1 c. (sopa) cheia, de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio
Aqui vale o que tiver sobrando na geladeira- eu usei:
3 ovos grandes, orgânicos
1 lata de seleta de legumes (cenoura, ervilha e vagem), 
2 peitos de frango
1 linguiça
2 salsichas
Sobras de frios (presunto de muzzarella)
Uvas passas
1/2 cebola picada
1/2 xíc. de molho de tomate para dar a liga
 Um fio de azeite

Método:

- Unte uma assadeira retangular grande (40x30cm) com óleo e farinha. Pré aqueça o forno em 250°C.

1. Comece pelo recheio: cozinhe três ovos em uma panelinha com água. Espere esfriar, descasque, pique em fatias (com aqueles cortadores de ovos) e reserve para a montagem da torta. Pique bem pequeno a linguiça, o frango e refogue com o azeite e a cebola até que fiquem douradinhos e bem cozidos. Tranfira o refogado para uma tigela grande e misture com os outros ingredientes deixando por último o molho de tomate. Ele que faz o recheio ficar úmido.
2. No liquidificador comece fazer a massa. Bata os ovos com o óleo até formar um líquido claro. Adicione o leite,  o queijo parmesão e o sal. Aos poucos acrescente a farinha com o liquidificador ligado (o meu tem uma tampinha que sai) e repare na consistência: a massa deve estar cremosa, mas não tanto como uma massa de bolo, um pouco mais fina. Por último acrescente o fermento.
3. Para montar: deite metade da massa na assadeira. Coloque o recheio aleatoriamente na assadeira com as mãos ou uma espátula. Não "amasse" o recheio na massa, simplesmente jogue por cima! rs A assadeira não vai ficar super mega coberta de recheio, senão a torta resseca. Aqui o que vale é a improvisação. Por último, salpique as rodelas dos ovos cozidos e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio/alto por cerca de 40 minutos ou até que doure. A minha levou 50 minutos. Corte em quadradinhos, coma quente ou fria mesmo. Uma delícia!

Rend. 16 pedaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário