quarta-feira, 13 de julho de 2011

Confissões de uma mente ansiosa: minha fobia em dirigir



Queria fazer uma brincadeirinha com o título, mas ele não aceita o html de "corrigir" c/ esse riscadinho. Considerem: "Confissões de uma mente culinária ansiosa: minha fobia de dirigir".

Hoje vim falar com vocês meus poucos fiéis seguidores sobre esse meu medo. E acreditem quando digo que não é fácil desabafar assim. Demorei uns 2 dias pra sentar e escrever tudo isso.

Pra começar, acho que todo mundo que acompanha meu blog sabe que eu não consigo dirigir. É, um carro. (Quem dera fosse filmes =P ) Coloquei o verbo "conseguir" pois antes era "eu não sei dirigir" mas agora eu sei que sei, mas bloqueei de uma forma tão tão forte que não saio com o carro nem que a vaca tussa.

E é engraçado como quando você assume o seu problema, percebe que existem várias pessoas na mesma situação. Tem aquela história de quando você fica grávida a partir dali so ve pessoas grávidas? (Antes que comecem NÃO É MINHA SITUAÇÃO kkkkkk foi só uma analogia pra quebrar o gelo!) E acreditem, o número é grande: 6 em cada 10 pessoas não morrem de amores pelo volante.

De onde veio meu medo? Acho que uma combinação de um instrutor muito ruim e sem paciência - a ponto de falar que eu não tinha nenhum controle do carro e isso era óbvio pois eu não sabia dirigir afinal estava na auto-escola para isso - mas ele também #fail total na hora de "instruir" e  o principal, a acomodação. Minha mãe não deixava eu pegar tal carro pois estava com a documentação atrasada, morei 4 anos em São Paulo voltando de final de semana e aí o namorado (atual marido) que dirigia, às vezes a mãe e assim foi.  

Da parte psicológica, minha terapeuta dizia que como eu nasci prematura - ou seja muitoooo rápido nasci de 6 meses e 1/2 - eu demoro muito pra tomar decisões relacionadas à vida mesmo. Aquilo fica cozinhando um tempão atéeee eu tomar coragem e PRONTO, seguir em frente. Isso é muito claro em vários aspectos - fiquei 5 anos trabalhando no shopping porque já tinha me "acostumado", casei e demorei 2 anos pra conseguir tomar coragem e ver que sou capaz de abrir meu próprio negócio e estou muito feliz de ter tomado esse passo! 

Já fui para homeopatia também, onde o Dr P.T. (#amo!) me passou uma combinação de remédios para eu conseguir "seguir em frente" pois eu era uma "caronista" na vida. Eu ia com o fluxo, onde todos iam, por isso estava perdida em vários aspectos. Sabe aquela famosa crise dos 30? Tive com 28 kkkkk Independência eu acho que é a palavra chave aqui, e eu sou muito dependente dos outros. Sempre tive necessidade de aprovação, validação dos outros e de mim mesma... só que os meus padrões de self approval são lá em cima. Desse remédio pelo menos saiu a Miss Cupcakerella, aceitei que era boa nisso, mesmo sem cursos ou diplomas e mergulhei fundo nas assadeiras.

Assumido e reconhecido o problema, agora só falta dominar o carro assim como domino meu fogão - muita gente ainda me diz que dirigir é mais fácil que cozinhar, mas eu discordo rsrsrs.

Digitando "medo de dirigir" no google aparecem vários anúncios de autoescolas com aulas particulares e  psicoterapeutas especializados. Fora isso, encontrei um site muito bom que lida com fobias (todos os tipos) incluindo a fobia de dirigir. E lá tem dados interessantíssimos publicados por uma psicóloga, Dra. Neusa Corassa em que ela cita o perfil dessas pessoas: 

Perfil da pessoa com fobia de dirigir
Atinge pessoas extremamente responsáveis. Ao assumir um compromisso, dão conta dele. São confiáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis e inteligentes. Preocupam-se com os outros, com os problemas dos outros e procuram não machucá-los. Porém não gostam de críticas. A crítica alheia pode magoá-las, irritá-las. Não admitem errar.

Três grupos em que os ansiosos da direção se enquadram

Os ansiosos (fóbicos) que apresentam um excesso de cautela geralmente tem medo de dirigir. São pessoas extremamente capazes (sejam médicas, doutores, professoras, donas-de-casa, engenheiras). Apresentam um alto grau de exigência, consigo e com os outros.

Os ansiosos se subdividem em três grupos de pessoas:

1. As que nunca se aprovam.

Elas vão ao órgão competente, fazem a prova e ele diz “Você está apta a dirigir”. Porém, o elevado grau de exigência pessoal a impede de se sentir aprovada. Chega a pensar que o teste foi fácil… muitas passam anos, quietas. Tem medo de pedir ajuda, e de não serem compreendidas na escola de condutores, porque já possuem carteira de habilitação.


2. As que reprovam a si mesmas antes de serem reprovadas pelo examinador.


Estas iniciam as aulas, tudo vai bem, mas acabam desistindo. Não é por falta de competência. É pura e simplesmente, sair de cena antes que alguém a reprove. Provavelmente isto não iria acontecer, pois são pessoas que estão sempre se destacando pelo que fazem, seja no trabalho, em família ou na comunidade.


3.
As que esperam se aposentar para cuidar do dirigir.

Elas sofrem apenas em ver um carro de CFC - Centro de Formação de Condutores - na rua, mesmo sendo por acaso, porque isto lhes remete a algo que limita sua vida. É como se elas não fossem seres humanos completos. Os outros não as vêem assim, mas elas se vêem.


~*~*~ 
                                            
Bom, o primeiro parágrafo não tem nem o que discutir, sou eu des-cri-ta. E lógico, se você apostou no perfil 1, acertou em cheio. Não tive muitos problemas na hora do exame, tava chovendo e mesmo assim fui a primeira de todos, era a única mulher e simplesmente exigi na maior cara de pau que fossem menos pessoas no meu carro - éramos em 7 - dirigi com o avaliador + 2 pessoas e só eu e mais uma ou duas - não me recordo mais - passaram no exame (comprovação de que o problema mesmo era o instrutor? kkkk). Aí você pensa, cadê essa pessoa que dirigiu na chuva e estava super tranquila na hora do exame?

Pois é. O primeiro passo é o mais difícil, pegar o telefone e ligar para um isntrutor especializado. Ano passado cheguei a fazer 1 aula, peguei o carro mais algumas vezes e parei. Fim do ano, consegui ir de casa até um restaurante no Cambuí - com o marido, nunca dirigi sozinha. Trocamos de carro, peguei algumas vezes e nada. Aí entra a parte de que qualquer crítica me fazia sentir o pior ser humano do mundo, porque justamente não me entra na cabeça de que eu tenho que praticar pra melhorar - afinal eu não consigo entender nem como o carro vira com a ré kkkkkk - mas não, eu já quero dirigir certinho de primeira e não é assim que a coisa funciona. Agora que o carro é meu mesmo, peguei o que restou do meu seguro desemprego e marquei 10 aulas com aquele mesmo instrutor. Ontem já me senti confiante e voltei do supermercado pra cá - meio trajeto, a noite - peguei o carro mais perto de casa. Hoje quero dar uma volta no quarteirão sozinha. Amanhã, quero ver se consigo ir na minha mãe. E sexta as 7h, tenho minha primeira aula.

Com essa conquista minha vida vai dar uma bela guinada. Eu fico em casa o dia todo na internet, TV etc- só saio quando minha mãe podia ir comigo em algum lugar. Eu travei mesmo, nem de ônibus ando mais. Aí eu penso que tem tanda gente que dirige muito pior do que eu - tudo bem, tem gente que é barbeiro, sem paciência, tem gente que faz cagada porque é braço mesmo - mas mesmo assim eles tem coragem e conseguem por que não eu? Eu já parei pra pensar que nunca abasteci um carro sozinha. E depois disso, vou poder ir no supermercado sozinha, no shopping, não vou precisar esperar o Gio chegar em casa pra fazer nada e acho que isso vai mudar até a nossa rotina. Vou ter mais tempo pra ficar com ele, ficar em casa a noite, curtir mesmo.

Por último, 10 dicas pra quem também tem medo e está como eu - em processo de superação!

10 dicas práticas para você vencer o medo de dirigir

1) - Procure trabalhar sua respiração. O ansioso respira muito rápido e “curto” - apenas com o tórax e não da forma correta envolvendo também o abdômen. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Depois expire devagar pela boca.

2) - Faça algum tipo de atividade física ou relaxamento muscular, para produzir endorfinas que irão neutralizar a química da ansiedade noradrenalina.

3) - Inicie uma aproximação com o carro dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

4) - Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.

5) - De voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.

6) - No começo, escolha um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.

7) - Marque em sua agenda, pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário fará você adquirir confiança.

8) - Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.

9) - Não se assuste com os sintomas da ansiedade que se manifestarão no seu corpo: tremedeira, taquicardia, transpiração. Elas tenderão a diminuir.

10) - Dirija inicialmente para você. Não tente provar nada para os outros. Isto diminuirá as expectativas sobre você e baixará a ansiedade.

Um beijo enorme!

Créditos: todas as citações em itálico foram do site http://www.medos.com.br/medo-de-dirigir/.

7 comentários:

  1. Liv, acabei de te mandar uma e-mail. Ou seria uma carta? ahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Liv, o primeiro e segundo e terceiro.. rs.. passos foram dados flor! PARABÉNS pela determinação e confie mulher!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nosso carro tá a sua disposição dia 30. ;)
    Bjs Ju

    ResponderExcluir
  4. Liv, querida!!!
    Estou muito orgulhosa de vc, parabéns pelo ato de coragem e "superação"!!!
    Que Deus esteje sempre com vc, te guiando e iluminando, vc pode, vc consegue!

    Beijo grande, Lilica.

    ResponderExcluir
  5. Oh judiação Liv não sabia que vc não dirigia.
    Se precisar de ajuda me fale.
    Sabe dirigir vai acabar se tornando uma rotina pra vc e como tudo que vira rotina vai se tornar automático vc pegar o carro pra tudo.
    Parabéns pela coragem e iniciativa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Liv,

    Você já sabe da minha história... quase igual a sua... mas eu ralava muuuito de ônibus, porque precisava trabalhar e fazer audiências fora da cidade.

    Sim, depois que você começar vai se perguntar várias vezes por que não tinha feito isso antes e vai ter um controle sobre sua vida como nunca antes tinha tido.

    É mais fácil que parece, é muito, mas muito melhor do que parece... até o seu negócio vai dar um up !

    Boa sorte ! Se precisar alguém com coragem para sentar no banco do passageiro, estou aqui =D

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Liv, já te contei das minhas dificuldades automobilísticas (rs) e vc me descreveu perfeitamente nesse texto do seu blog.
    Parabéns pela coragem, pela iniciativa e tenha certeza que, mesmo a distância, estou torcendo muito para que dê tudo certo.

    Bjus!

    PS: Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir