quarta-feira, 26 de maio de 2010

Feijão preto com paio



Bom, com esse friozinho dá uma vontade de feijoada... Mas feijoadas levam tempo e se você não gosta daquele monte de carne de porco e quiser uma refeição rápida, mas com esse gostinho nada como dar uma incrementada no feijão de todo dia! Acompanhe com uma couve refogada e fica perfeito!
Beijos!

Feijão preto com paio - minha feijoada

-xícara medidora de 240ml

1 e 1/2 xícara de feijão preto
6 xícaras de água
1 tempero brasileirinho para feijão - tipo os caldos que vendem por aí, o específico de feijão
1/2 colher de sopa de óleo
1/2 cebola picadinha
1 colher de chá de alho e sal
2 linguiças paio fatiadas em rodelas
1 maço de couve (200g) + 2 L de água fervida para escaldá-la

Em uma panela, ponha 2 litros de água pra ferver. Reserve.
Abra o pacote da couve e coloque ela em um escorredor de macarrão. Coloque o escorredor dentro de um bowl fundo.
Faça o feijão: em uma panela de pressão, coloque o feijão e as 6 xícaras de água. Tampe direitinho, seguindo as instruções da sua panela. Cozinhe em fogo médio e assim que ela pegar pressão, diminua o fogo e marque 20 minutos. Despressurize a panela, abra e coloque o paio. Feche novamente, e faça a mesma coisa: após pegar a pressão, cozinhe por mais 10 minutos. O feijão vai estar molinho e com um caldo lindo! Agora, depois de pronto, tempere. Em uma frigideira pequena, coloque óleo, e frite a cebola e o alho e sal. Coloque o caldo brasileirinho na panela com o feijão e ligue em fogo baixo/médio até ferver, misturando de vez em quando. Com uma concha, pegue um pouco do caldo da panela e transfira pra frigideira. Repita uma ou duas vezes.Mexa bem e tranfira novamente pra panela. Desligue e seu feijão está pronto!

Agora, escalde a couve. Despeje a água fervente da panela sobre ela e deixe descansando por 5 minutos. Tempere com sal, e sirva.

Rend. Serve 2 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário