terça-feira, 19 de julho de 2011

Cupcake de fubá + uma ajudinha



Queridos desculpem a ausência. Esse fim de semana foi punk! Não consegui fazer um post especial para o niver da minha querida Bruna que foi sexta - mas ela sabe que eu a AMO MUITO! - entre aulas de direção e muitos compromissos não tive tempo pra mais nada...

Sobre a receita: indo ainda na onda de cups temáticos pro mês de junho/julho - e nada como testes atrás de testes para chegar ao cup perfeito! -  aqui vem OUTRA receita de cupcake... esse é mais simples e ótimo para servir de lanche da tarde. Não requer uma cobertura elaborada e um simples açúcar com canela faz a vez!

E a ajudinha? Entre tantos outros projetos, gostaria de dar um up na decor da minha sala e nada como um blog amigo, o Casar e Decorar pra me dar uma mãozinha! E você, pode me ajudar também?

Beijos

Cupcake de fubá

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

3 ovos, orgânicos
2 xíc. (360g) de açúcar orgânico
2 xíc. (280g) de farinha de trigo especial
3 xíc. de fubá peneirado
1 xíc. (240ml) de leite
1 1/3 xíc (320ml) de óleo de milho
1 c (chá) de erva doce - omiti
1 c. (sopa) de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro e canela pra polvilhar

Método:

- Coloque 24 forminhas de papel em duas assadeiras para muffins ou se preferir, unte os buracos e não use o papel. Pré aqueça o forno em 180°C*.

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a erva doce se usar. Coloque numa tigela, misture a erva doce e distribua nas forminhas preparadas.
2. Asse em forno pré aquecido por 25 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Transfira para uma grade até esfriar.
3. Depois de frios, polvilhe cada cupcake com açúcar e canela. Sirva.

Rend. 24 bolinhos - fiz um pouco mini e um pouco tradicional - renderam 48 e 12 respectivamente. Ficaram lindos!

*peguei uma dica fabulosa no blog Fofurices: o cupcake tem que assar numa temperatura média de 180°C. Se você pre aquece nessa temperatura e abre a porta, ar frio entra, correto? Então quando você for pré-aquecer coloque uma temperatura mais alta (220°C -250°C), acomode os cups, marque 5 minutos para o fermento reagir e abaixe para os 180°C o resto do tempo. Funciona per-fei-ta-men-te!

Nenhum comentário:

Postar um comentário