domingo, 27 de fevereiro de 2011

Welcome home



Queria só dar um Welcome Home virtual para minha amiga Roberta que ontem pisou em terras tupiniquins!
Amo você querida e só de saber que está pertinho a saudade já diminui!
Um beijo enorme e até... logo! =D

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

United States of Tara

 Da esq p/ dir: Buck, Alice, Tara e T.


O post de hoje foi tão curtinho que resolvi fazer outro bônus. Sobre uma dica de série para acompanhar.

Esses dias vi uma propaganda na FOX e fiquei curiosa sobre esse seriado... Adoro a Toni Collette, ela é simplesmente fantástica - pra quem  não lembra ela é a mãe do menininho em O Sexto Sentido e a mãe da fofíssima Pequena Miss Sunshine. A maioria das séries que assisto, o Gio acompanha também então queria algo diferente para passar o tempo e me distrair enquanto tenho que passar roupa. A motivação que faltava foi descobrir que o marido da Tara é interpretado por ninguém nada menos que o John Corbett - o fofíssimo Aidan de Sex and the city - segredo *ele é considerado my sweetheart de todas as séries* kkkkk

Confesso que o título não me atraiu muito, achava que era aquelas séries patrióticas ou whatever mas o roteiro.... É MUITO BOM! Simplesmente é a história de Tara, que sofre daquela síndrome de múltiplas personalidades. Ela pára de tomar a medicação e as personalidades dela simplesmente afloram, e os episódios são centrados em uma família - ela tem marido e dois filhos - lidando com isso. E acontece que não é só 1 personalidade diferente, são 3. E completamente distintas! T. - uma adolescente de 15 anos, Buck - um antigo militar que lutou no Vietnã, e Alice - a própria modelo de esposa anos 50 - falaria até uma Bree van de Kamp das antigas. A atuação de Toni Collette é incrível pois ela dá vida a 4 personagens completamente diferentes em estilo, comportamento e valores!

Só isso que eu tenho pra falar. Recomendo MUITO! Isso porque só vi os 2 primeiros episódios.... viciei.

Pergunta do dia: por que não faz tanto frio no Brasil?

 Imagem: daqui


Uma das coisas que vocês não devem saber sobre moi é que sou formada em Design de Moda. Sim! Isso mesmo! E por acaso, fui colega de facul/classe da Ju, do Miscelânea da Juju! Apesar de não ter seguido a área - trabalhei um tempo no varejo mas peguei um trauma de vendas/roupas/negócios e quero botar mesmo minha criatividade na cozinha - tem uma coisa que sou fascinada no mundo fashion: as coleções outono/inverno. E baseando-se nesse post da Ju - que morri de inveja da minha quase xará Oliva - vim aqui desabafar com vocês um pouco dessa minha paixão.

Owwwwn!


 

 Imagem esqueda: daqui                                                         
Imagem direita: daqui

E eu quero morreeeeeeeeeeer que aqui nesse país não faz FRIO! AAAAAAAAAAAAAAAi que ódio!
Quer me ver feliz? É só me ver babando nas vitrines dessas coleções cheias de jaquetas, casacos, calças, botas, luvas, cachecóis, tricôs, botas, meias, saias, chapéus e principalmente sobreposições. E quer me matar de frustração? É morar num país onde não se pode usar NADA disso! E ainda quando você quer dar um up no guarda roupa e no visú, fica parecendo uma pata! Todo mundo te olha como se fosse um ET. Engraçado isso. Não me leve à mal, eu amo o meu país, mas que eu gostaria de um friozinho bem acentuado eu gostaria. E um bom senso no lado dos meus compatriotas. E sim - DETESTO calor, praia, sol... você fica melequenta o dia inteiro por mais banhos que você tome. Acho que nasci no continente errado... vou começar a ver o primeiro vôo para Buenos Aires no inverno kkkk!

Beijos

(PS: coloquei umas fotinhos da minha ÍDALA Katie Holmes só pra mostrar como o inverno é beeeeem mais chique!)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quindim


Obrigada pelas palavras lindas no dia do meu niver. Vocês são muito especiais!
Aaaai como eu a-do-ro quindim. E como sobrou muuuuitas gemas do meu bolo fracassado, usei todas e ficou uma de-lí-cia. É muito fácil de fazer mas demora um pouquinho no forno. Mas valeu toda a espera!
Beijos

Quindim

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

10 gemas grandes - ou 12 gemas médias peneiradas
1 1/2 xícara de coco em flocos sem açúcar, hidratado em 2/3 de xícara -160ml - de água morna
 1 2/3 de xícara - 300g - de açúcar
1 colher de sopa (14g) de manteiga em temperatura ambiente e mais um pouco pra untar 

Método:

- unte com manteiga uma fôrma redonda de 23cm de diâmentro com um furo no meio. E tem que ser manteiga, nada de margarina.

1. Em uma tigela refratária ou inox, despeje o açúcar, o coco hidratado, a manteiga e as gemas peneiradas. Misture com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea - a minha não teve nada de homogênea ficou bem líquida mesmo.
2. Deite a mistura na fôrma untada e deixe descansar por 1 hora. Faltando uns 20 minutos pro tempo acabar, pré aqueça o forno em 180°C e coloque 1 litro de água pra ferver.
3. Com cuidado, encha uma assadeira retangular com água fervente até a metade, e asse o quindim por 1 hora em banho maria ou até o palito sair limpo. Atenção: depois de 15 minutos no forno, vá diminuindo a temperatura dele até ficar no ponto*. Desenforme frio e mantenha na geladeira até servir.

Rend. 8 porções.

*deixei 1 hora e acho que ainda precisava de mais tempo. Era muito tarde e retirei o quindim assim mesmo... ele ficou mais molinho, mas uma delícia mesmo assim! Gosto de quindim de padaria! Huuuum....

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cupcakes rocky road pro meu niversário



Aeeeeeee! 2.9! Post micro só pra dar os parabéns pra mim (um pouco egocêntrica mas eu posso! ;D)
Vou falar também que a receita é ótima e MUITO fácil. Foi a mesma massa que fiz pro chá da May, e essa receita é infalível, não tive um probleminha sequer com ela! É uma das que com certeza vou começar a vender...

Beijos



Cupcakes rocky road
adaptada do meu livro Easy Cupcakes

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

Cupcakes
1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (90g) de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de água quente
2 ovos
3/4 de xícara (105g) de farinha de trigo com fermento

Cobertura
1 receita de brigadeiro
115g de mini marshmallows - não achei e usei 33 unidades do normal, 3 por cupcake
Confeitos, granulados e velinhas pra decorar

Método

- Pré aqueça o forno a 180°C.
- Coloque 11 forminhas de papel em uma assadeira específica de cupcakes/muffins.

Cupcakes
1. Dissolva o cacau em pó na água quente e reserve.
2. Coloque o açúcar e a manteiga na tigela da batedeira e bata até obter um creme fofo e claro.
3. Adicione os ovos, um a um e bata até incorporar depois de cada adição
4. Despeje o cacau dissolvido e continue a bater
5. Desligue a batdeira, peneire a farinha e misture com cuidado até tudo incorporar com uma espátula de silicone
6. Distribua a massa nas 12 forminhas preparadas e asse por 20 minutos no forno pré aquecido ou até firmarem - o meu precisou de 15 minutos.
7. Assim que tirar do forno, transfira para uma gradinha e espere esfriar totalmente para cobrir.

Cobertura
1. Faça o brigadeiro - enquanto os cupcakes esfriam - no ponto de enrolar, e reserve.
2. Cubra cada cupcake com uma colher (chá) de brigadeiro, salique os confeitos e arrume 3 marshmallows em cima de cada. Por último, coloque a velinha!

Rend. 11 cupcakes.

Obs: a receita original pede nozes moídas e cerejas picadas. pra cobertura Resolvi omitir esses ingredientes e troquei a "liga" de simples chocolate derretido por um brigadeiro, afinal não sou de ferro heheheheheh. Sobrou um pouco de brigadeiro e decidi enrolar. Afinal, festa sem docinhos não é festa! =D

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Antepasto de berinjela



Olá! Primeiro post no blog novo! - escrito pela segunda vez pois sei lá porque diabos eu perdi tudo...

Saibam que não era isso que eu ia escrever hoje... o post anterior dizia da estréia da batedeira... mas o bolo não saiu. Minha sogrinha fez niver ontem e era pra ser o bolo dela... na verdade o bolo em si ficou ótimo, o que estragou meu dia, piorou demais meu humor foi a maldita cobertura/recheio. Mas isso é assunto pra outro post de odisséias culinárias!

Sobre a troca do nome do blog, foi em busca de patricidade. Quem aqui fala francês? Malemá o povo aqui fala inglês! Quando ia falar o nome do blog todo mundo me achava metida e eu até ficava sem graça falando "lê têmp de má ví". Sou meio sem criatividades com nomes - por incrível que pareça - e a ideia surgiu dos constantes "confissões de uma mente culinária" então adaptei pro inglês surgindo o "Confessions of a baker".




Depois conto toda a história de como fazer pra transferir um blog, e ainda tenho muita coisa pra fazer - como por exemplo, o sumiço das minhas fotos. Como cancelei a outra conta, provavelmente as fotos que estavam no picasa linkada àquela conta foram pras cucuias. Pois é, mais um atraso pra minha semana. Não é a toa que inferno astral tem esse nome... enfim, to repostando aos poucos de trás pra frente, vou começar pelas receitas e só depois vou pros posts pessoais. Só de pensar no de Barcelona que tinha umas 50 fotos ai ai ai.... e aí irei fazer o índice de novo e o link within - o bagulhinho que relacionava posts. Ufa!

Sobre a receita: muito fácil. E descobri que eu amo berinjela. Na verdade adorava frita, empanadinha =P mas na atual circunstância de regime comer saudavelmente, descobri essa versão. Maravilhosa.

Beijos!



Antepasto de berinjela

Ingredientes:

1 berinjela média
1 cebola pequena 
1 pimentão pequeno - tanto faz se vermelho ou amarelo
1 colher (sopa) orégano - não usei, não gosto
Sal a gosto
Azeite e vinagre pra regrar

Método:

1.  Corte a berinjela em fatias de mais ou menos 1 cm no sentido do comprimento. Deixe-as de molho em água com um pouco de sal por pelo menos 30 min. Depois desse tempo escorra bem.
2. Pique o pimentão e a cebola em pedaços generosos. Reserve.
3. Em uma assadeira média (20x30 mais ou menos) coloque os ingredientes, tempere com o sal e o orégano - se usar - e regue com o azeite e vinagre. Regue bem, para a mistura ficar bem úmida, mas não a ponto de boiar pois tanto a cebola como a berinjela soltam água.
4. Cubra com um papel alumínio e assem em forno pré aquecido (pode ser uns 10 minutinhos antes) a 200°C  por 40 minutos. Passado o tempo, tire do forno para dar uma mexida e se necessário regar com um pouco mais de azeite. Repita isso de tempos até a berinjela escurecer bem e ficar bem molinha - eu deixei depois dos 40, mais 15 minutos.
5.Retire, espere esfriar - eu coloquei na geladeira e sirva como salada ou como acompanhamento com torradas e pães.

Rend. 2 porções generosas - fiz o dobro da receita, usei pimentões das duas cores (1 de cada), uma assadeirona gigante e rendeu 4 cocottes.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Torta cítrica de limão siciliano e nectarina



Sexta feira fui ao cinema com o marido, assistir "Black Swan" e a atuação da Natalie Portman é sensacional. Ela é minha aposta para o Oscar 2011! Quem ainda não viu, se prepare, o filme é bem insano - nada surpresa por ser do mesmo diretor dos fantásticos "Réquiem para um sonho" e "O Lutador". Saí do cinema eufórica. =D

Agora sobre a receita:  torinha simples de fazer e uma delícia! Apesar de ter dado um certo trabalho pois os livrinhos da União (malditos) não especificam nada, ela ficou saborosa e uma sobremesa geladinha para esse calor.
Beijos!



Torta cítrica de limão siciliano e nectarina

Ingredientes:

-xícara medidora de 240ml

Massa
50g de manteiga sem sal, gelada e em quadradinhos
1/4 de xícara (45g) de açúcar
2 gemas grandes
1 xícara menos 3 colheres (sopa) - 110g - de farinha de trigo
1 pitada de sal

Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
Suco e raspas de 1 limão siciliano médio

Cobertura
4 nectarinas frescas
1/2 xícara (100g) de açúcar

Método:

- Pré aqueça o forno em 180°C.

1. Comece pela massa*: em uma tigela, misture com um fuê as gemas, o açúcar. Adicione a farinha e o sal, e com as pontas dos dedos incorpore a manteiga gelada até formar uma massa homgênea. Enrole com um filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. 
2. Passado o tempo, abra a massa com um rolo, e forre uma fôrma (fundo e laterais) de 26cm com fundo removível. Fure com um garfo para não estufar e asse no forno por 25 minutos ou até dourar.
3. O recheio é simples: misture todos os ingredientes e reserve.
4. Corte as nectarinas bem finas - sem o caroço óbvio - reserve em um prato e polvilhe o açúcar em cima delas, deixando descansar por 15 minutos.
5. Para montar a torta, despeje o recheio na massa morna, leve à geladeira por 30 minutos para firmar, escorra qualquer líquido do prato com nectarinas, enrole as fatias e disponha por cima. Sirva geladinha.

Rend. 10 pedaços.
* o livrinho não dizia a temperatura da manteiga... usei em ambiente, consequentemente a massa ficou muito mole,  deixei ela meia hora na geladeira, e não acho que ela caberia em uma fôrma de 26cm, usei uma de 18cm, demorou beeeeem mais do que 25 minutos no forno, mas ficou uma delícia! Adaptei e não enrolei as fatias - as minhas nectarinas estavam beeem maduras e usei pedaços generosos. Rendeu 6 pedaços.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Confissões (de novo) de uma mente culinária: o dia em que finalmente eu acertei o feijão



 Nesse tempo que estive fora, tentei me aprimorar na cozinha. Por mais que eu acho ultimamente - e com tudo que eu tenho feito - que "agora eu acerto a mão" não... realmente: a perfeição que requer a prática, está longinha...
Por incrível que pareça eu não consigo acertar o feijão. O problema não é quantidade, tempero. O problema é o maldito caldinho. Que eu gosto mais grossinho! Sim, o método que minha mãe ensinou, não funciona mais. E teve um dia - semana passada - em que eu acertei! Mas acredite: só foi nesse dia. Fiz de novo exatamente igual e... nada. Já perguntei pra um monte de gente e:

-"Deixa o feijão de molho de um dia pro outro!" - Néh. Eu lá vou lembrar de tirar o feijão e por de molho um dia antes? Minha vó fazia isso!
- "Guarde o feijão no congelador!" - ele tá lá, mas não faz a mínima diferença.
- "Frita o caldinho com o tempero numa frigideirinha" - método da mãe. Check. Néh. Não vai.

E vocês se perguntam então como eu acertei? Até eu me pergunto!

O que eu fiz na verdade foi largar esquecer ele lá cozinhando, com a panela aberta até ele quase secar. Aí saí correndo e adicionei de novo um pouco de água e até que deu certo, mas ainda não ficou bem no ponto... estou aberta a sugestões! Porque realmente eu ADORO aquele feijão mineiro com muito caldinho e liguicinha... droga, quero fazer o meu aqui em casa!

Beijos =*

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate para o Fênix



Olá queridos!
Se alguém viu meu post anterior, sorry mas eu deletei. Não achei a receita digna de post-de-estou-de-volta, o bolo que tinha feito não ficou tão bom assim, a foto então, Deus me livre... aí eu apaguei!

Bom, esse sim é um post digno de meu computador-ressussitou-das-cinzas, e a partir de hoje ele tem nome: Fênix! =D

Fiz essa receita faz um tempinho e foi a segunda do livro da Carole para um encontro de amigas superpoderosas. Adorei, não é tão doce e o açúcar mascavo faz toda a diferença! Só mudei a cobertura pois bolo de cenoura pede calda de chocolate! =D

Beijos!



Cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate
a cobertura é adaptada do Technicolor Kitchen

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

Massa
2 cenouras grandes
2/3 de xícara (160ml) de óleo - usei de girassol
2 ovos grandes
raspas da casca de 1/2 laranja
1 1/3 (240g) de açúcar refinado
3/4 de xícara (130g) de açúcar mascavo - aperte-o na xícara da hora de medir
1/2 xícara (120ml) de leite morno
2 1/2 xícaras (210g) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura de ganache
170g de chocolate meio-amargo aquele cobertura da garoto, picadinho
¾ xícara (180ml) de creme de leite
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Raspas ou granulado para confeitar

Método:

- Pré aqueça o forno em 180°C .
- Forre 21 das 24 cavidades de duas assadeiras para muffins com forminhas de papel próprias para ir ao forno.

Massa
1. Pique a cenoura em rodelinhas. Bata no liquidificador com o óleo, os ovos, as raspas da laranja e os dois tipos de açúcar até formar um creme homogêneo. Junte o leite morno e pulse para incorporar.
2. Despeje a mistura em uma tigela grande, junte a farinha, o fermento e o sal e misture vigorosamente com uma espátula de silicone até que a massa fique homogênea. 
3. Distribua a massa nas forminhas enchendo 2/3 de sua capacidade.
4. Asse por volta de 15 minutos ou até que a massa esteje cozida e levemente dourada. 
5. Transfira os bolinhos para uma gradinha e espere esfriarem completamente antes de cobrir.

Cobertura
1.Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. 
2. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. 
3. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira). Salpique com raspas de chocoate ou granulado e sirva.

Rend. o livro diz 12 cupcakes, mas não sei de que tamanho pois consegui 21. Com forminhas bem cheias. oO

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Confissões de uma mente culinária: tem horas que só uma salada cai bem



Com esse calor do cão aqui no Brasil - adoraria trocar de lugar com uma amiga que está muito (bem) acompanhada de neve - não consigo nem comer direito. Minha nutrí que me desculpe... mas não tenho apetite nenhum no café da manhã e muito menos no almoço. Frutas geladinhas são o que me salva também. Manga, uva e abacaxi... huuum. Até meu santo chocolate do dia a dia foi pra geladeira. Sair pra jantar ou comer se resume em trocar o lanche pesado cheio de queijos, molhos e coisas mega calóricas por saladas leves e refrescantes.

E foi o que fiz hoje: uma falsa salada caeser. Simplesmente piquei uma alface, 1/2 cebola, ralei um queijinho parmesão fresco, reguei com um molhinho - azeite de oliva, óleo de canola, água gelada, sal e cheiro verde - e cobrindo tudo torradinhas integrais picadas grosseiramente.

Desde que comecei a gostar mesmo de cozinhar, comecei a prestar bem atenção em rótulos, no que comprar, o que é natural ou não - quer me matar é fazer um macarrão com molho de tomate com qualquer sachê pronto cheio de porcarias e glutomato monossódico com gosto péssimo - só compro o Knorr Natural, indicação expressa da nutrí. Ou faço com tomates enlatados italianos - mais agridoce e com um sabor único! E sim, meu paladar começou a mudar! =D

Também comecei a aderir a produtos orgânicos, principalmente ovos. Se você puder comprar só um produto orgânico, compre ovos. É incrível a diferença em saboooooooor!  E sim, a maneira como são criadas as galinhas influenciam diretamente nos ovos que produzem. Vocês não tem ideia da diferença! Aqui em Campinas na rua da minha mãe toda terça feira o caminhãozinho da Yamaguishi e vou começar experimentar outras coisas como hortaliças, verduras e algumas frutas. 

Por último - pra começar o mês bem filosoficamente - estou a um passo de cortar toda a carne. Não tenho problema em almoçar arroz + feijão + salada, mas só de pensar em cortar  de vez meu strogonoff, lasagnas, pastéis, lanches, pizzas de frango/catupiry me dá calafrios. Não acho que a solução de tudo no mundo está no vegetarianismo; mas ver minha sobrinha linda falar "cáine" me dá um certo nojinho.  Ela não tem nenhuma ideia do que o pobre do boi passou pra chegar ali. E ver minha geladeira cheia de filé mignon e gelo é outra coisa que me revira o estômago...

Beijos!