quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bolo de Chocolate com recheio Trufado de Maracujá para um aniversário especial

Dá pra ver pelo meu sorriso que ela é especial né?


Meus leitores por favor não reparem que essa semana muitas pessoas queridas fazem niver! E essa minha amiga é mais do que especial. Quando éramos pequenas ela fez a honra de tornar verdadeira a palavra "melhor amiga". Antes eram poucas que podíamos chamar assim, talvez uma ou duas e hoje temos várias, mas tem aquelas que mesmo quando o tempo passa, continuam seguras no nosso coração. Ana Flávia é uma delas! Gente, só pra vocês terem noção, ficamos uns 13 anos sem se falar. Ela mudou de cidade, eu perdi contato, o tempo passa, adolescência, namorados, faculdade e já viu né? A vida passa. Graças a uma outra amiga que passou no meu trabalho e disse que ainda falava com ela, e me deu o email... pronto, 13 anos afastadas foram recuperados em dezenas de emails. 



Nos encontramos uma vez em Sampa e outra na nossa viagem pra Europa - quer maior coincidência eu estar com minha irmã em Praga no mesmo dia em que ela estava com o marido? Pois é, não é para nos separarmos mais. E tinha dia que sonhava com ela, não me conformava da gente ter se perdido por aí e agora, no meu dia mais especial ela teve a honra de aceitar ser minha madrinha de casamento! E hoje é seu aniver! 28 ou 29 amiga, agora você me pegou?! E dedico esse post a você, que sempre foi linda, carinhosa, amável e principalmente amiga! Desejo muitas felicidades, amor, sucesso, perseverança com a nova família e mais encontros juntas. Calma, meu álbum está quase pronto e a gente marca de se ver. Te amo! Muito! Sempre! E esse bolão gostoso eu dedico pra você também... facinho, e a filhota pode ajudar!
Mil beijos



Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá
Lembram daquelas trufas que não deram certo? Então, recheei esse bolo! Mas vou passar a receita sem a gelatina porque ela é dispensável, realmente.

Massa
1 caixinha de massa pronta Dr. Oetker sabor chocolate
3 ovos
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de chocolate em pó dissolvidos em 150ml de leite - não estranhem, eu sempre ponho mais chocolate no bolo de chocolate e mais baunilha no de baunilha.

Recheio
1 lata de leite condensado
200g de chocolate branco picado
5 colheres (sopa) de suco de maracujá concentrado
1 caixnha de creme de leite

Cobertura Ganache
100g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco

Comece pela cobertura: em uma panelinha, aqueça o creme de leite fresco e junte o chocolate meio amargo. Leve a mistura a fervura, e cozinhe por mais 3 minutos. Despeje em um pequeno bowl e leve a geladeira por 1h pelo menos - a cobertura vai engrossar e fica mais fácil pra cobrir o bolo. Fora que é uma delícia gelado!
Agora, faça o bolo de acordo com as instruções da embalagem. Usei uma forma redonda de 23cm de diâmetro untada com manteiga e farinha. Enquanto isso, faça o recheio: em uma panela pequena, faça o mesmo da cobertura de ganache:  esquente o creme de leite - mas não deixe ferver. O creme de leite normal, talha ao ferver. Despeje o chocolate - ele vai derreter com o calor do creme de leite. Junte o leite condensado e o suco de maracujá e cozinhe em fogo brando até engrossar. Reserve.
Quando o bolo estiver pronto, desenforme e corte pela metade - acredite, não é difícil! Pegue uma faca enorme e vá em frente. Fiquei tão orgulhosa de mim! Recheie com o preparado trufado e "feche" com a outra metade do bolo. Cubra com o ganache gelado e sirva a seguir.

Ficou maravilhoso.

Rend. 8 porções

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fairy Cupcakes e várias comemorações



Ontem foi niver da minha cunhada e teve bolo com direito a calda de morango e salgadinhos! Esses cupcakes são pra celebrar o niver dela e que Gaby linda - minha sobrinha -  está a postos de ganhar os primeiros dentinhos - um pouco atrasada kkkk, mas logo logo teremos um sorriso completo!

Falando de Copa, estou rezando pra Alemanha bater a Argentina sábado e peloamordedeus o Brasil se classificar hoje! Tomara!!!

Sobre a receita, essa é uma massa básica, dá pra você fazer, ela é neutra e caprichar na cobertura de outros sabores...

Beijos

Fairy Cupcakes
adaptada um tico daqui

- xícara medidora de 240ml

1/2 xícara de manteiga, amolecida
1/2 xícara de açúcar refinado
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de essência de baunilha
Granulados, confeitos, bolinhas coloridas, cerejas em calda, o que você tiver pra enfeitar

Cobertura - fiz metade dessa receita
1 e 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
cerca de 2 colheres (sopa) de água morna - coloque 1 de cada vez, ou o necessário pois achei que  a minha cobertura ficou bem líquida
Algumas gotas de corante alimentício (opcional)

Pré aqueça o forno a 190°C. Coloque 8 forminhas de cupcakes em uma forma própria pra bolinhos.
Em uma tigela grande, coloque a manteiga e o açúcar e misture até obter um creme fofo - se precisar, use um mixer manual, ou a batedeira com espátulas de espiral. Coloque os ovos, um a um e bata bem para incorporar em cada adição. Adicione a farinha, pedeirada e misture gentilmente até incorporar. Coloque 1/3 xícara (80ml) de massa por forminha e leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriando sobre uma gradinha.

Para a cobertura, peneire o açúcar de confeiteiro em um bowl e coloque a água gradualmente até a mistura ficar sedosa e firme o suficiente pra cobrir as costas de uma colher de pau. Se quiser, pingue algumas gotinhas de corante alimentício - não usei - e aí cubra os cupcakes e decore como desejar.

Rend. Fiz 7 cupcakes, mas acho que daria 8 ou 9, enchi muito as forminhas sem querer!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Muffins de Banana


A receita que eu fiz ontem está a rumo do desastre - trufas de maracujá que eu não consigo fazer bolinhas com a massa! Maldita gelatina =/ Será que eu coloquei a mais sem querer? A massa está fora da geladeira agora, vamos ver se amanhã dá certo. Mas acho que vou mudar de idéia e rechear um bolo! Estou louca pra fazer trufas, farei outra receita pois esta daquelas revistinhas Ana Maria não valeu.

Em compensação esses Muffins ficaram maravilhosos. Fáceis de fazer, e nutritivos. Ótimos para servir os sobrinhos quando crescerem!

E o Brasil, pra variar, fez um joguinho xoxo. Fazer o que? Pelo menos os times "mais fortes" foram pro grupo da Argentina. Será que ganharemos a 6a estrela?

Beijos

Muffins de Banana

135g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de cada: bicarbonato de sódio, fermento em pó e canela
Uma pitada de sal
150g de açúcar
1 ovo
40g de manteiga derretida morna
25ml de leite
1 banana picadinha bem fina - usei uma banana média, não vou lembrar o tipo!

Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque 7 forminhas de papel em formas próprias para muffins.

Em uma tigela, misture os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal. Em uma outra tigela, bata com um fuê o açúcar e o ovo até obter um creme claro. Adicione a manteiga e o leite e misture para incorporar. Por último coloque a banana picada a colheiradas e misture tudo com o preparado seco delicadamente - não precisa bater com a batedeira não, é só misturar bem e garantir que não sobre farinha no fundo da tigela.

Encha as forminhas com 1/3 de xícara (80ml) de massa e leve ao forno pré aquecido por 25 minutos ou até dourar. Sirva com café ou chá em um lanche da tarde, é ma-ra-vi-lho-so.

Rend. 7 muffins.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Strogonoff de Carne



No jantar de segunda, eu realmente arrasei. Todo mês, eu e mais cinco garotas nos encontramos pra conversar, comer e beber. Coisas de mulher. Cada mês na casa de uma. Segunda feira foi aqui!! Modéstia a parte, esse foi meu melhor Strogonoff!! Minha irmã tinha me perguntado qual era a minha especialidade... bom, de comida salgada, é essa. Meu Deus ficou muito, mas muito, mas MUITO bom! Roberta, quando você vier, é esse aqui, mega especial que farei pra você! E Taty e Bruna, podíamos marcar de fazer isso entre a gente também né? A Rô já tem lugar garantido!

Beijos

Strogonoff de Carne 

- xícara medidora de 240ml

1kg e 200g de Filé Mignon cortado em cubinhos
2 colheres (sopa) rasas de tempero alho & sal
1 cebola grande picadinha
50g de manteiga
1 latinha de extrato de tomate elefante
1 caixinha (300g) de katchup
1 caixinha e 1/2 de creme de leite
1 colher (sopa) de mostarda
1/4 de xícara (60ml) de conhaque Domus
1 colher (sopa) de maizena
1 xícara de leite
2 pacotinhos de champignon picados - usei 1 só pois não gosto muito... não lembro quanto tinha na embalagem!

Tempere a carne com o alho e o sal. Em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque a carne. Em fogo médio, misture sempre até sair aquela cor de carne crua, e tampe. Deixe quietinho até sair aquela aguaceira toda, vai uns 10-15 minutos. Misture de vez em quando pra não grudar. Agora, abaixe o fogo. Quando a carne tiver bem cozida, adicione a cebola, e misture - eu não coloco antes pois corre o risco da cebola queimar e grudar tudo na panela. Coloque agora o extrato de tomate, o katchup e a mostarda. Misture pra incorporar. Se desejar aumentar o molho - não fiz, mas deveria ter feito - dissolva a maizena no leite e coloque na mistura. Cozinhe bem para a maizena dar aquela encorpada no fogo bem baixinho. Por último, coloque o conhaque, o champignon* e o creme de leite - cuidado pra não ferver senão ele talha! Pronto! Strogonoff a postos! Se quiser, adiante até a parte da maizena, e quando as pessoas chegarem, é só colocar os ingredientes finais.

Rend. 6 porções
 
*siga as instruções da embalagem. Esse que eu comprei tinha que ferver por 5 minutos antes de usar.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bolinho Crumble com Amoras e Morangos




Ontem foi dia de jantar aqui em casa. Meu Deus, fui pra cozinha as 16h hahahahaha. Mas deu tudo certo e estava muito divertido! Camila vai casar - parabéns! E brindamos com muito vinho, suco e champagne!
Essa foi a sobremesa, adaptada desse meu livro - na sessão "cake in a cup" e deu certinho. No começo achei que não fosse render, mas como o bolinho assa, cresce e fica uma delícia! Continuarei a fazer crumbles, muito fácil! Só a cobertura crocante que eu dobraria a receita, vou passar pra vocês desse jeito!

Beijos

Bolinho Crumble com Amoras e Morangos

- xícara medidora de 240ml

Bolinho
1/2 xícara de manteiga , amolecida e mais um pouco pra untar
3/4 de xícara cheias de farinha de trigo com fermento
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara cheia de açúcar refinado e mais um pouco pra pouvilhar
2 ovos
200g de amoras
2 caixinhas de morango
Chantily ou iogurte natural pra servir

Cobertura Crumble (receita já dobrada)
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
8 colheres (sopa) de manteiga cortada em pedaços
1 xícara + 1/3 de xícara rasas de farinha de trigo com fermento

Separe todos os ingredientes, lave e corte os morangos no sentido do comprimento e reserve. Unte 6 ramequins ou aquelas cumbucas de sopa que possam ir ao forno (tipo refratário) com capacidade para 1 xícara - 240ml.

Pré aqueça o forno a 190°C.

Comece pelo crumble - em uma tigela junte a manteiga, o açúcar mascavo, e a farinha e com as pontas dos dedos vá unindo a manteiga aos ingredientes até obter uma farofa grossa. Reserve.
Para fazer o bolinho, peneire a farinha e o fermento na tigela da batedeira. Adicione o açúcar, a manteiga e os ovos - um a um - e bata até obter um creme homogêneo. O livro indica que você pode bater tudo com um mixer, como eu não tenho, vai na batedeira mesmo! Coloque a mistura nas cumbucas com a ajuda de uma colher de sorvete. Nivele a superfície. Cubra a mistura com as amoras e os morangos misturados, polvilhe um pouco de açúcar e cubra com a farofinha*. Leve ao forno pré aquecido e asse por 25-30 minutos ou até o crumble dourar. Sirva morno com o chantily ou o iogurte natural.

Rend. 6 porções.

*Eu fiz diferente, misturei as frutas na massa,coloquei com a colher de sorvete KitchenAid e cobri com o crumble. Ai tinha bolinho escondido no meio das frutas, uma delícia! Não servi com chantily, comemos puro mesmo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brownies de Doce de Leite



Vou levar essa sobremesa no jantar com 3 outros casais hoje. Depois de acordar meio dia - sim, a vantagem de não trabalhar é não ter hora pra acordar quando você está com aquela senhora cólica aff-  arrumei a casa, passei e lavei roupa e arrumei a cozinha, e agora mãos a obra! Muito fácil de fazer! Sucesso garantido pra acompanhar um sorvete... Dobrei a receita e usei uma forma de 28cm x 22cm deu certinho! Rendeu 20 pedações.

Brownies de doce de leite
daqui

115g de manteiga em pedacinhos
170g de chocolate meio amargo picados em pedaços
25g de cacau em pó - usei Toddy
3 ovos grandes
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
140g de farinha de trigo
100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional) - não usei
250g de doce de leite

Pré-aqueça o forno a 175ºC.

Forre uma forma retangular de 22 x 16 cm com papel alumínio, de forma que fiquem partes de papel para fora da forma, formando "alças". Se você não tiver uma folha grande papel alumínio, coloque duas folhas cruzadas. Unte o papel com manteiga. Se quiser grudá-lo bem, unte a forma antes de colocar o papel. Gruda que é uma beleza!

Derreta a manteiga numa panela média. Junte o chocolate e mexa sem parar, em fogo bem baixinho, até derreter. Retire do fogo e misture o cacau em pó (a mistura vai parecer sedosa). Junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha. Se for usar, adicione as nozes.

Coloque metade da mistura na forma; vá pingando colheradas de doce de leite por cima e dê uma misturada leve com um garfo ou faca, sem mexer demais. Coloque o restante da massa de brownie por cima, pingue o restante de doce de leite e proceda da mesma forma - eu fiz de outro jeito: coloquei toda a massa e pinguei o doce de leite por cima e fiz os "rabiscos" com o garfo. Achei que fazer do modo como a receita indica ficaria muito raso e difícil de espalhar o doce de leite.

Asse por 35 a 45 minutos - os brownies estarão prontos quando o centro estiver levemente firme. Retire do forno, deixe esfriar completamente.

Na hora de cortar, se você quiser, pode levantar os brownies da assadeira (usando as "alças" de papel alumínio) e colocar numa pia ou bancada. Fica mais fácil e não vai arranhar a sua forma.

Rend.: 12 unidades


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*


Movimento Comente Mais!

Todos os dias o blog recebe centenas de acessos mas, cadê os comentários??
Comente mais!
O blog precisa da sua ajuda pra existir!!


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Torta de Chocolate Merengada



Como prometido, a tal da torta! Ela ficou i-gual-zi-nha a foto do livro... com a excessão de que o recheio meio que desmelinguiu - alguém ainda usa esse termo? Acho que foi por causa dos morangos que coloquei, mas não por isso menos deliciosa! Ela dá um pouco de trabalho, mas compensa tudo na primeira garfada!

E o jogo do Brasil? Não deu aquela emoçãaaaao, tanto é que aqui nem parecia que a gente tinha ganho!
Aff, Alemanha jogou bem melhor! O Kaká coitado só de atrapalhou!

Beijos

Torta de Chocolate Merengada

Base
225g (60 unidades em um pacote de 330g) de biscoitos digestivos sabor chocolate*
100g de manteiga sem sal derretida

Recheio
3 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de farinha de milho
600ml de leite
50g de chocolate ao leite picado
50g de chocolate meio amargo picado
2 caixinhas de morangos

Cobertura
3 claras em neve
150g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Comece pelos morangos, lave-os e pique-os no sentido do comprimento. Reserve.

Cobertura
Bata as claras na velocidade máxima da batedeira até atingir picos firmes. Adicione 2/3 do açúcar e continue batendo. Desligue a batedeira, e adicione o resto do açúcar a colheiradas, mexendo até incorporar e ficar um merengue brilhante. Reserve.

Base
Coloque os bicoitos dentro de um saquinho plástico e esmágue-os com o rolo de macarrão - como não tenho um, amassei todos os biscoitos em um pilãozinho até esfarelar, mas não muito. Tranfira-os para uma tigela. Derreta a manteiga e deite-a na mistura, amassando tudo com os dedos até ficar combinado (a receita pedia metade da quantidade de manteiga mas não achei nem um pouco suficiente, nem umideceu a massa direito!). Forre uma forma refratária para tortas, de 24cm de diâmetro, com mistura no fundo e dos lados, pressionando bem.

Agora, pré aqueça o forno a 160°C.
Derreta o chocolate em banho maria e reserve.
Em uma panelinha, aqueça os 600ml de leite até ferver. Desligue do fogo.

Recheio
Em uma tigela, com um fuê, bata as gemas com o açúcar e a farinha de milho peneirada. Adicione um pouco do leite se necessário. Deite todo o leite na mistura batendo bem com o fuê para que incorpore. Leve essa mistura novamente a uma panelinha, no fogo baixo, mexendo sempre. Deixe cozinhar suavemente até engrossar - uns 3 a 4 minutos. Adicone o chocolate derretido e despeje tudo na base de biscoitos. Coloque os morangos por cima - não existe muita ordem aqui. Achei a quantidade pouca - é porque eu tinha que usar esses morangos senão estragava, mas pro meu marido foi o suficiente pois ele não gosta.

Pegue o merengue reservado, e adicione a baunilha. Misture.

Agora, cubra a torta com o merengue - com as costas da colher faça um acabamento atraente. Leve a torta ao forno pré aquecido, por 30 minutos, ou até que o merengue doure. Sirva quente ou morno**.

Rend. 6 pessoas.

*os biscoitos digestivos são o de maizena, ou aquele maria. Já vi maizena de chocolate mas não achei, usei um marilan simples com esse sabor.

**A torta gelada também não fica ruim! Não sei se por causa dos morangos o recheio ficou bem líquído, depois da geladeira ele firmou.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Frango ao Forno com Batatas e Tomate



Essa foi uma das primeiras receitas que fiz de um antigo blog que acompanhei. Muito fácil e suculenta! Fiz de Natal ano passado, 3 receitas dessa para 20 pessoas...

To sem assunto hoje, com dor de cabeça e impaciente... acho que é TPM! O que fazer? Uma torta de chocolate para um próximo post!

Beijos

Frango ao Forno com Batatas e Tomate

8 pedaços de frango – usei só sobrecoxas, mas pode usar coxas e asas também!
1 ½ colheres (sopa) azeite de oliva
2 dentes de alho picadinhos
sal
pimenta do reino moída na hora - usei a jpa moída porque não tenho moedor e descobri que custa caro pra dedéu!
sumo de ½ limão
400g de batata bolinha
100g de tomate cereja
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva
1 punhado grande de folhas + 2 raminhos extras de orégano fresco - usei o orégano normal
Parmesão fresco ralado, se desejar.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto e coloque 1 ½ colher (sopa) de azeite. Junte o frango, o alho, tempere com sal e pimenta e vá cozinhando até dourar.
Enquanto isso, ferva água numa panela e cozinhe rapidamente as batatas – escorra-as ainda firmes; reserve. Caso haja batatas muito maiores que outras, corte-as ao meio.
Esprema o limão por cima do frango, misture bem e desligue o fogo.
Coloque o punhado de folhas de orégano num pilãozinho ou processador e amasse/triture. Adicione o azeite, sal e pimenta e amasse novamente, até obter um delicioso azeite verdinho.
Coloque o frango, as batatas e os tomates num refratário, despeje o azeite de orégano por cima, junte os raminhos extras de orégano e misture tudo. Se desejar, rale parmesão fresco por cima e deixe gratinar... fica muito bom!

Leve ao forno por 25-30 minutos e sirva em seguida.

Rend.: 2 a 4 pessoas - depende da fome...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Biscoitos Amanteigados de Limão



Olá queridos! Talvez este vai ser o último post da semana pois minha mãe vai operar de uma hérnia cervical amanhã - procedimento simples, não se preocupem! Ela terá alta no sábado ou no máximo no domingo! Então, vou ficar com ela o final de semana - menos sábado a noite que tenho um casamento e fui liberada por ela mesma, mesmo pedindo mil desculpas, justamente porque a cirurgia é algo que recupera rápido, mas ficarei a semana em stand by com ela. Ia fazer uma receita de dia dos namorados mas não achei nada dos ingredientes que precisava. Vou fazer semana que vem, atrasada, mas vou!
Então, curtam esses biscoitinhos que são demais, facílimos de fazer e alegram qualquer chá da tarde!
Beijos

Biscoitos amanteigados de limão
adaptados ligeiramente daqui

-xícara medidora de 240ml

3/4 de xícara de açúcar refinado
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - deixe ela mais molinha fica mais fácil de manusear
1 colher (sopa) de raspas de limão - usei o taiti
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Pré aqueça o forno a 180°C.
Coloque todos os ingredientes em um bowl grande e amasse tudo delicadamente com as mãos até obter uma massa homogênea. Abra a massa com o auxílio de um rolo até ela ficar com 1cm de altura (isso o livro não fala! Se fica muito fina, você não consegue cortar!) e se necessário, polvilhe farinha de trigo na massa e na superfície - Modele com cortadores próprios pra biscoitos. Disponha em duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, sem untar. Asse no forno pré aquecido por 40 minutos ou até que dourem ligeiramente.

Rend. Consegui cerca de 50 biscoitos - depende do cortador!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Potinhos de Laranja




Adoro esses potinhos. São fáceis de fazer e adoçam o seu dia! Mas, só um porém, esse ficou muito mas muito líquido. Ficou na geladeira a noite inteira e não firmou - tentarei de novo uma próxima vez. o gio tadinho não gostou! Achei o aroma de laranja delicioso! Mas o fato de não ter firmado me desanimou... Quem sabe adicionando um pouco de gelatina sem sabor? Farei o teste. Mas não desisto! É baking que se aprende! =D

Beijos

Potinhos de Laranja

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja pêra
¼ xícara (60ml) de suco de laranja espremido na hora
caracóis de chocolate ao leite pra servir*

Junte o creme de leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente as raspas e suco de laranja e misture. Deixe esfriar por 5 minutos.

Despeje em potinhos - usei 3 xícaras de chá. Leve a geladeira por 3-4 horas ou até firmar.

Com um descascador de batata, rale o chocolate ao leite em temperatura ambiente.

Rend. 400ml divididos em 3 porções generosas.

*em dois livros descobri que é assim que se faz caracóis de chocolate, - uma raspa mais grossa - mas não consegui! Será que o "potato peeler" americano é diferente do nosso?

sábado, 5 de junho de 2010

Carbonara com Linguiça



Ai ai nada como um friozinho pra ficar embaixo do edredon! E fazer comidinhas rápidas que não exigem muito tempo!

Beijos e bom final de semana! 

Carbonara com Linguiça

1 pacote de linguiça fatiada - usei a fininha 500g
3 colher  (sopa) de azeite
375g de penne - como meu marido come muito, pra 4 pessoas usei um pacote inteiro de penne, 500g
4 ovos
50g de parmesão ralado na hora, mais um pouco pra servir
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a linguiça e o azeite em uma frigideira em fogo bem baixo, virando de vez em quando, até ficar crocante. A gordura da linguiça solta é essencial para o molho.

Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente salgada, seguindo as intruções da embalagem, até ficar al dente.

Enquanto isso, quebre os ovos em uma tigela, acrescente o parmesão e tempere com sal e uma pitada generosa de pimenta. Misture tudo com um garfo.

Pouco antes da massa ficar pronta, aumente o fogo da frigideira para que o azeite e a gordura da linguiça comecem a crepitar. Escorra a massa completamente, devolva à panela e adicione imediatamente os ovos ao conteúdo da frigideira quente. Mexa vigorosamente com uma espátula para que os ovos cozinhem de maneira uniforme. Sirva imediatemente em porções individuais com um punhado de parmesão ralado.

Rend. 4 porções

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Waffles de banana e canela



Nada como um feriado pra acordar tarde, fazer um café da manhã especial pra comemorar 8 meses de casada com direito a canecas personalizadas! E, aproveitar o maridão e fazer aquela faxina no apê... (risos)

Aproveitando pra dormir tarde ontem, assistimos House - final de temporada perfeito! - The Good Wife - idem! - e Big Bang Theory - Sheldon, Sheldon, o que faço com você?? Esqueci de comentar do final de Lost - amei! Emocionante, chorei um pouco! Vou ter saudades... até sonhei com o Dr. Shepard! =)

Por último: aderi ao twitter. Ainda estou bem no começo, mas fiquem a vontade de follow me!

Beijos

Waffles de Banana e Canela
receita da minha irmã

- xícara medidora de 240ml

3 bananas nanicas picadas em rodelas finas
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de mel
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 + 1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (chá) de fermento em pó

Junte todos os ingredientes - menos o mel e a banana - no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Você talvez precise mexer um pouco com uma colher pois a massa fica muito grossa.
Transfira tudo para uma tigela grande - e se necessário, bata um pouco a mão. Coloque a banana e o mel e misture levemente. Com o auxílio de uma concha, despeje a massa sobre a máquina de waffles - siga as instruções do fabricante. Como a massa ficou bem grossa, precisei "ajeitá-la" na máquina com uma espátula. Mas ficou delicioso!
Sirva acompanhado de mel ou doce de leite.

Rend. 4 waffles.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cupcakes de Framboesa pro Aniversário da Roberta



Rô linda!!! Parabéns!!! Que você tenha tido um dia lindo com muita alegria, farra e amor do Bispo! Muitas saudades de nós aqui, adoraríamos estar aí pra comemorar!! Te amo!

Fiz esses cupcakes já faz um tempinho e esperava uma ocasião especial para postá-los e aqui está!
Amiga, tudo de bom pra você! Sempre!



Cupcakes de Framboesa com cobertura de doce de leite

- xícara medidora de 240ml

5 1/2 colheres (sopa) de manteiga, amolecida
1/2 xícara de açúcar refinado
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de leite
3/4 de xícara de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de fermento
3/4 de xícara (rasa) de framboesas congeladas* - meça na xícara e volte para o freezer ela deve estar congelada para usar.
1 pote de doce de leite para a cobertura

Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque 10 forminhas de papel em uma forma própria para cupcakes.
Em uma tigela, coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar um creme fofo, claro - usei os batetores em forma de espiral. Adicione o ovo com o leite, batendo na velocidade baixa. Peneire a farinha e o fermento e com uma colher de metal grande misture tudo gentilmente. Coloque as framboesas e mexa. Coloque 1/3 de xícara (80ml) de massa por forminha e leve ao forno.
Asse por 15-20 minutos - os meus precisaram de 30 -  ou até que eles dourem. Tranfira para uma gradinha e deixe esfriar.

Coloque uma colher (sopa) cheia de doce de leite por cupcake, girando para formar uma espiral. Sirva em seguida.

Rend.: o livro fala em 14, mas consegui 10 cupcakes.
* minhas framboesas estavam descongeladas, então precisou de mais 10 minutos no forno.